Seguro ou Plano de Saúde:

Qual a diferença?

 

Seguro de Saúde

O que é?

Um seguro de saúde é um contrato celebrado exclusivamente com uma seguradora, que cobre riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde. Em troca dessa cobertura, o consumidor paga um prémio, cujo valor depende do risco avaliado pela seguradora. 

 

Proteção e coberturas ajustadas às necessidades de cada um

O seguro de saúde permite o acesso a uma rede de prestadores convencionados, onde a Seguradora paga diretamente ao prestador e o consumidor só paga a parte não comparticipada ou, a escolha livre do prestador, com reembolso posterior, consoante o contrato. 

Desta forma, o seguro de saúde garante o pagamento, total ou parcial, de despesas médicas, tais como, cirurgias, internamentos, consultas, exames de diagnóstico, medicamentos, próteses e ortóteses, até aos valores previstos para cada uma.

 

Duas modalidades

A modalidade de copagamento aplica-se quando a pessoa segura utiliza os prestadores de cuidados de saúde com os quais a seguradora tem acordo. Nesse caso, após a realização do ato clínico, só paga a parte da despesa a seu cargo, que não está coberta pelo pela seguradora (copagamento). A parte que cabe à seguradora é paga por esta, diretamente ao prestador de cuidados de saúde utilizado.

Na modalidade de reembolso, a pessoa segura paga a totalidade da despesa, solicitando depois o reembolso da comparticipação da seguradora.

 

Plano de Saúde

O que é?

O plano de saúde, também conhecido como “cartão de saúde”, pode ser oferecido por diferentes tipos de entidades (hospitais, clínicas, retalhistas, etc.).

Este tipo de produto oferece acesso a cuidados de saúde a preços mais reduzidos (com desconto face aos valores privados), mediante o pagamento de um valor fixo, dentro de uma rede de prestadores de cuidados de saúde em Portugal, previamente definida pela entidade que o comercializa.

Não existe, no entanto, transferência de risco, direito a um sistema de reembolso e os descontos aplicam-se apenas aos prestadores associados ao plano (não contempla a possibilidade de recorrer a um prestador de saúde fora da rede de prestadores de cuidados de saúde).

 

O que devo escolher?

 

Se pretende uma cobertura mais alargada, se valoriza a liberdade na escolha de médicos e unidades hospitalares, bem como a possibilidade de reembolsos, o seguro de saúde poderá ser a solução mais adequada.

Caso pretenda ter acesso rápido a consultas, exames e outros serviços a preços convencionados, o plano de saúde poderá salvaguardar as suas necessidades.

Nas opções menos completas, o custo do seguro de saúde é idêntico ao do plano de saúde podendo oferecer uma proteção superior a um preço semelhante pelo que, com a incerteza do futuro, optar por um plano de saúde pode acabar por sair mais caro, se, por exemplo, houver necessidade de consultar vários especialistas, realizar exames dispendiosos ou fazer uma cirurgia.

Consulte a nossa oferta de produtos, onde encontrará soluções de utilização imediata, simples e sem período de carência, com o SOFT e o EASYCARE, bem como opções que garantem uma proteção mais completa contratando o Protection ou o Planicare Family. 

 

Para um esclarecimento personalizado, contacte-nos através da nossa Rede de Parceiros, equipa comercial própria ou serviço de apoio ao cliente. Esclareça todas as suas dúvidas, sem qualquer compromisso.